top of page
11.jpg

Dia do molde            com as crianças

    O trabalho com o grupo das crianças foi realizado de forma lúdica. Inicialmente apresentamos alguns materiais  mas sem nomeá-los, para assim estimular o reconhecimento tátil. A medida com que as crianças iam reconhecendo e nomeando os materiais, elas também escolhiam os que mais as interessavam, para posteriormente usá-los nas composições de suas máscaras. 

    Após esse momento, apresentamos as gazes engessadas e explicamos como funcionaria o processo de confecção do molde e então realizamos a aplicação em seus rostos.

Dia do molde  com as adultas

    Esse processo também iniciou-se a partir de uma conversa com os adultos que iriam participar do projeto. O mesmo foi devidamente apresentado e assim ele foi iniciado. A realização da parte prática aconteceu de uma maneira muito tranquila; a abertura dos participantes possibilitou isto. Essa etapa da construção dos moldes foi iniciada e finalizada na mesma tarde. Após a conclusão dessa etapa do trabalho, comemoramos com as integrantes da ACDV tomando um delicioso café da tarde, promovido pelas mesmas.

19.jpg
33.jpg

Preparação das Máscaras

    Antes de trabalhar a parte da finalização estética com as integrantes da proposta, houve uma etapa de acabamento superficial das máscaras. Nesta etapa, antes do encontro com os participantes da ACDV, os integrantes do Projeto Além da Visão realizaram o preenchimento com gesso, confecção do papel machê (para as máscaras infantis), lixamento e acabamento final.

Realização da composição estética com as crianças

    Nesta etapa já próxima do final, novamente levamos para as crianças os materiais e objetos que seriam utilizados para a composição estética das máscaras. Após o reconhecimento tátil proposto, elas começaram a escolher e pensar em como compor esses materiais apresentados sobre a máscara. A atividade durou a manhã toda e ocorreu em dias diferentes. Porém, em ambos os dias, as atividades ocorreram bem e o resultado foi bem-sucedido.

47.jpg
58(1).jpg

Realização da composição estética com as adultas

    O processo da realização da parte estética da máscara com as adultas se deu de forma parecida do processo realizado com as crianças. Os materiais também foram apresentados e sentidos pelo tato para o entendimento da construção e finalização das máscaras, assim esse processo foi iniciado. A conclusão dessa etapa também se concluiu no dia em que fora iniciada e os resultados esperados foram alcançados.

Dia da Moldura

    Com as máscaras já finalizadas pelas integrantes da ACDV, a preparação para a exposição iniciou. Nessa etapa, com o auxílio da marcenaria do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, as molduras foram construídas. Com as molduras prontas, as máscaras foram fixadas nas mesmas, para então serem expostas.

64.jpg
84.jpg

Dia da Exposição

    Então, no domingo do dia 16/06, a exposição do Projeto Além da Visão aconteceu. O evento se deu junto ao Brique da Vila Belga, que ocorre periodicamente em Santa Maria. A exposição proporcionou a interação do público com as obras realizadas.

    Na primeira reunião, foram debatidas as ideias iniciais para o projeto; dentre as propostas, a escolhida foi o trabalho com máscaras de gesso. A ideia surgiu com o intuito de criar um autorretrato para os participantes do projeto. Após as definições das ideias e do corpo do projeto, uma reunião com a ACDV foi marcada para apresentar a proposta e conversar sobre as possibilidades da realização do projeto. Após a reunião e com a aprovação da coordenação da ACDV, a organização para iniciar a parte prática do projeto começou. Então, com o aval da ACDV para realizar o projeto, foi possível definir os materiais que seriam utilizados e como se dariam o encontro com os participantes para a confecção das máscaras. Nessa mesma reunião entre os integrantes do grupo, houve um teste da técnica que seria utilizada com as gazes engessadas. Com o teste bem-sucedido, preparamo-nos para aplicar essa parte prática nos integrantes da ACDV.

Geral

É ESSA !!!!!!.jpeg
bottom of page